Educação Financeira em Tempos de Crise
EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE:
VOCE TEM PENSADO SOBRE O ASSUNTO?
Estamos passando por um período bastante difícil e, em tempos de pandemia, temos que nos preocupar em preservar nossa saúde mental e financeira, porque certamente uma situação como a que estamos vivendo trará impactos em todas as áreas de nossa vida.
Estamos tomando algumas medidas de prevenção contra o novo Corona Virus, a fim de não piorar seus efeitos, como: evitar sair de casa, não aglomerar, utilizar mascaras, higienizar os calçados antes de entrar em casa, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, manter o distanciamento social, dentre outras medidas.
Com o nosso emprego garantido, porem nesse mercado incerto e inseguro, precisamos também cuidar da nossa vida financeira, a recomendação é a mesma, sermos os mais conservadores possíveis para conseguirmos passar por este momento com menos impactos!
Com a situação atual precisamos ser mais organizados em relação a nossa vida financeira.
Você já parou para pensar sobre isso?
ENTAO VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
A Educação Financeira tem como propósito, auxiliar as pessoas na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupar, economizar e principalmente no seu consumo consciente.
Aqui estão algumas dicas:
Reserve.
Uma excelente maneira de manter o planejamento financeiro é fazendo um fundo de emergências, retirando do seu salário uma pequena porcentagem você estará mais seguro caso apareça algum imprevisto.
Elimine aquilo que não é essencial.
Guardar dinheiro para emergências é fundamental. O mais importante numa situação de pandemia que estamos vivendo é termos recursos para as necessidades básicas como: agua, luz, aluguel, higiene, alimentação e remédios. O resto, se preciso, pode esperar.
Viva de acordo com a sua condição financeira.
Esse não é o momento de extrapolar. Evite se endividar a qualquer custo. Você não deve gastar mais do que ganha, pois a conta não vai fechar!
Compare os preços antes de comprar.
Quando precisar ir ao supermercado ou farmácia, compare o preço dos produtos antes de realizar a compra. Faça uma lista para não adquirir coisas desnecessárias. Mantenha o foco no essencial!
Acompanhe diariamente seus gastos.
Faça uma planilha simples com sua renda mensal e os gastos do mês, assim você não será pego de surpresa.
Pague a vista quando tiver desconto.
Caso você precise comprar algo essencial de última hora, pagar à vista quando tiver desconto é sempre mais vantajoso.
Evite usar cartão de credito se estiver endividado.
Mesmo que o cartão de credito seja algo muito útil e prático, é a partir dessa “tentação” que as metas financeiras podem sair do caminho.
Só use cheque especial em caso de emergência.
O famoso limite do cheque especial pode colocar você em uma enrascada.
Cheque especial não é empréstimo a longo prazo, deve ser utilizado em casos de emergência por pouco tempo.
Cuidado com as compras on-line.
Nesta época as compras pela internet aumentaram em mais de 61%, devido a facilidade e fechamento das lojas físicas. Lembrem-se a conta vai chegar!
Sustentabilidade.
Precisamos saber reciclar, reaproveitar e reinventar neste momento. Um objeto ou roupa antiga pode tornar novas formas. Pense em alternativas que que possa gastar menos e quem sabe complementar seus rendimentos. Seja criativo!
Reúna a família e discuta sobre o tema. Passar a verdade sobre a vida financeira é o melhor caminho.
- Evite desperdícios;
- Não tome banhos demorados;
- Faça o controle dos gastos juntos;
- Pense mais antes de comprar.
- Menos é mais.
Finalmente, é preciso ter serenidade, estarmos prontos para ajudar aos outros, acolher familiares, principalmente idosos, e nos preservar o máximo possível. A humanidade já passou por crises agudas e sempre foram superadas. Promover o espírito coletivo, a empatia e a solidariedade é o caminho para encontrarmos juntos soluções que preservem vidas e defendam nossa saúde física e financeira.
JUNTOS SOMOS MAIS!!!
Voltar